Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

Os dreads do bairro da "Bela Vista"!!!

People hoje deixo-vos um post dedicado exclusivamente ao bairro da "Bela Vista" em Setubal, inspirado numa publicação da revista de Domingo do jornal "Correio da Manhã", cujo o titulo é "Escola de Vida, Na Bela Vista"!!!

 

O meu post terá um titulo diferente...

 

"Os dreads do bairro da "Bela Vista"":

 

Este é o bairro situado em Setubal:


Os dreads do bairro:


 





 

O Bairro

 

http://setubalarqblog2.weblog.com.pt/arquivo/bv-ja1.jpg

 

O Bairro da Bela Vista pertence à Freguesia de S. Sebastião que foi criada a 14 de Março de 1553 sendo, neste momento, a mais populosa da cidade, contando com cerca de metade dos habitantes deste concelho.

 

Este Bairro tem a sua origem no Projecto do Fundo de Fomento de Habitação, tendo-se realizado os primeiros realojamentos em 1980. Na distribuição dos fogos, a Câmara Municipal de Setúbal adoptou um critério que contemplou famílias com índice superior a 4 pessoas por fogo, famílias residentes em barracas e casas abarracadas e refugiados das ex-colónias portuguesas.

 

 

Os edifícios, abrangendo 10 000 fogos, estiveram sob administração do IGAPHE, tendo passado em 1994 para a administração da Câmara Municipal de Setúbal.

 

 

A estrutura arquitectónica dos edifícios caracteriza-se por blocos de três andares, com acesso exterior e longos corredores comuns que delimitam pátios interiores. Os edifícios encontram-se em estado de degradação exterior e interior muito avançado, tal como a grande maioria dos espaços interiores dos quarteirões, necessitando estes de uma intervenção urgente. Como tal, o Município de Setúbal concorreu ao PROQUAL, projecto co-financiado pela União Europeia, sendo este um programa integrado de qualificação das áreas suburbanas da área metropolitana de Lisboa. O Programa procura intervir na reabilitação física, económica e social dos bairros mais carenciados da cidade, tanto ao nível dos edifícios e dos espaços públicos, como da segurança, educação, emprego e formação profissional, com o objectivo de introduzir melhorias nas condições de vida da população residente.

 

 

No Bairro da Bela Vista coexistem vários grupos sociais (Cabo-Verdianos, Angolanos, Timorenses, Ciganos, Lusos) com interesses e culturas diferentes, interagindo num espaço territorial comum.

 

 

De características urbanísticas periféricas, a Bela Vista é considerada um bairro marginalizado socialmente e onde se detectam comportamentos difíceis entre os vários grupos sociais, embora não sejam ainda ostensivamente violentos.

 

Na Bela Vista existem três bairros que se distinguem pelas cores: bairro amarelo, bairro cor-de-rosa e bairro azul.

 

 

O graffitti:

Na Rua Forte da Bela Vista, no Bairro Azul, em Setúbal.

 

 

Todos Diferentes Todos Iguais

Existe uma grande discriminação social no bairro da"Bela Vista", talvez este graffitti feito por dreads venha um pouco para tirar as pessoas da ignorancia que é o racismo!!!


Racismo cresce no Bairro da Bela Vista em Setúbal

O Bairro da Bela Vista, em Setúbal, sempre esteve associado à marginalidade e à violência. Além de uma convivência entre vizinhos pouco pacífica, os seus habitantes enfrentam, todos os dias, o problema de exclusão social.

Segundo Carla Maria Jeanne, presidente do Centro Cultural Africano, o fenómeno do racismo tem vindo a piorar nos últimos dois anos. "Nós elaborámos um relatório com um conjunto de denúncias e pretendemos entregá-lo na Amnistia Internacional", afirma aquela responsável.

"Além dos problemas econó- micos que as famílias atravessam, são também alvo de discriminação, quando procuram emprego ou se dirigem a uma repartição pública. A cor de pele e a morada são argumentos aparentemente válidos para excluir estas pessoas", esclarece. Com dez anos de existência, o CCA tem desenvolvido um conjunto de iniciativas com o objectivo de melhorar as condições de vida e a imagem do bairro.

No entanto, já foi alvo de assaltos. "O desemprego e a fome têm levado a população a invadir as instalações de algumas associações locais. Na madrugada do dia 11 deste mês, foi a nossa vez. Curiosamente, tiveram alguma consciência e deixaram parte do carregamento de alimentos que veio do Banco Alimentar, no dia anterior", conta Marie Jeanne.

Barril de pólvora

O bairro parece ser um barril de pólvora pronto a explodir. Segundo um agente da PSP de Setúbal que prefere manter-se no anonimato, a farda da polícia é um alvo apetecível para qualquer atirador mais afoito, que se esconda atrás das cortinas da janela.

"Muitos colegas meus não quiseram ser destacados para o posto da Bela Vista, temendo pelas suas vidas. Torna-se quase impossível controlar o tráfico de droga e de armas de fogo que se processa a partir daqui e se prolonga até Lisboa. O local é controlado por indivíduos que já estiveram presos e que residem no bairro azul", informa o agente.

No entanto, a polícia faz questão de marcar a sua presença em todo o bairro. A comunicação com os diferentes grupos é primordial para manter um certo clima de paz. "É muito frequente o conflito entre vizinhos e o furto. De vez em quando temos que ir buscar uma televisão ou um DVD ao vizinho do lado", esclarece o agente.

Pertencente à Junta de Freguesia de São Sebastião, a Bela Vista tem dez mil fogos e nasceu através do Projecto do Fundo de Fomento da Habitação. Os primeiros realojamentos realizaram-se em 1980 e contemplaram as famílias com índice superior a quatro pessoas por fogo, residentes em barracas e refugiados das ex-colónias.

"Não é sítio para se viver"

Portugueses, cabo-verdianos, angolanos, timorenses e ciganos espelham as suas diferenças. Isidro Bonito, 45 anos, trabalha como calceteiro na junta de freguesia. Reside neste bairro há quatro anos e deseja comprar casa noutro local. "Isto não é sítio para se viver. As pessoas não têm respeito pelo espaço comunitário e é frequente, por exemplo, atirarem da janela para a rua um saco de lixo ou um sofá velho. Além disso, ouvimos tiros quase todos os dias", relata.

A sua filha Andreia Sofia tem dois anos e frequenta o ATL do Centro Cultural Africano. "Este é um dos poucos locais onde me sinto seguro. As associações têm um papel muito importante na manutenção de uma certa esperança. No entanto, não prevejo grande futuro para o bairro", desabafa.

Maria José tem 29 anos e vive perto do bairro. Apesar dos problemas conhecidos, deixa as suas duas filhas na associação de imigrantes há dois anos. "Não tenho dinheiro para poder pagar um infantário. Aqui, elas são bem tratadas e aprendem a conviver pacificamente com crianças de outras raças", esclarece.

 

na Bela Vista

No edifício do ACM/YMCA, no bairro da Bela Vista, em Setúbal. Um detalhe deste Graffiti.

 

Muitas vezes há intervenção da policia no bairro...

 

Bairro da Bela Vista voltou a registar tiros 
09.05.2009 - 20h15

O Bairro da Bela Vista, em Setúbal, palco de confrontos entre polícia e bandos armados nos últimos dias, voltou esta tarde a registar tiros, segundo verificou a Lusa no local.

Cerca das 18h00, foram ouvidas três detonações, nas imediações da Avenida da Bela Vista, no centro do bairro dos arredores de Setúbal. Após os disparos, verificaram-se movimentações do corpo de intervenção da Polícia de Segurança Pública, que se encontra no local.

Junto à esquadra, que sexta-feira foi alvo de tiros de caçadeira, mantém-se o dispositivo policial dos últimos dois dias e as restrições à circulação automóvel naquele troço da Avenida da Bela Vista. A PSP está a controlar alguns acessos à Bela Vista e a fiscalizar viaturas suspeitas que se dirigem ao bairro.

A entrada sul do bairro da Bela Vista tem um dispositivo policial com vários agentes fortemente armados que estão a proceder à revista de viaturas suspeitas que tentam entrar ou sair.

 

DJ

No edifício do ACM/YMCA, no bairro da Bela Vista, em Setúbal.

 

Ve-se que há bué talento no bairro da "Bela Vista" em Setubal e isso pode-se ver nestes graffitis, muitos não devem ser reconhecidos pelo talento mas apenas pela criminalidade, porque não há diferenças nem recismo, somos de cores diferentes, mas todos humanos!!!

 

Não se esqueçam de visitar o meu blog dos "Morangos com Açucar" e "Rebelde Way" em http://morangoserebeldes.blogs.sapo.pt e fazer download dos episódios MCA em http://episodiosmcadownload.blogspot.com.

 

publicado por Rickymcdread às 01:22
link do post | comentar | favorito
|
 

.Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


. Encomendas de postais per...

. A emoção do Euro 2012, re...

. ROCK IN RIO - LISBOA - 20...

. A TUA CARA NÃO ME É ESTRA...

. A morte da cantora Whitne...

. Grande final de "Secret S...

. Novidades "Casa dos Segre...

. A expulsão de Susana da "...

. Novidades da "Casa dos Se...

. Concerto de Britney Spear...

. Janeiro 2016

. Julho 2012

. Maio 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008



Copyright Info / Info Adicional

 x - rap das armas
online